Saiba gerir o seu negócio como a máfia: Visão de Gestão


Acalme-se, não é como você está pensando. Criamos a matéria para refletir sobre como os antigos mafiosos conduzem os negócois, e adaptamos na visão de gestão. O artigo foi baseado no clássico O Poderoso Chefão (The Godfather) e alguns artigos extraídos do livro de Louis Ferrante, um ex integrante da máfia. Refletimos sobre a inteligência emocional e os princípios aplicados para gerir os negócios da família Corleone. (tudo dentro da legalidade)


Don Corelone (O poderoso chefão)

Estima-se que a Máfia tenha surgido na Itália, durante a Idade Média. Sua origem estaria ligada a pequenos proprietários de terras que contestavam as posses dos senhores feudais. A organização que está entre as mais antigas do mundo envolveu-se com atividades criminosas como: prostituição, jogo, drogas, venda de armas e de segurança, etc. Obviamente não aconselhamos esse modelo como o melhor modelo de negócios para quem deseja prosperar dentro da lei. Sem ferir os princípios da lei, acredite, a máfia pode te dar conselhos valiosos. Veja algumas dica concedidas pelo ex-mafioso Louis Ferrante afirma no livro “Mob Rules: What the Mafia can teach the legitimate businessman”.



O poderoso Chefão

1- Respeito e Valores


“Na máfia, os homens que abraçam os valores da organização são os que se tornarão os grandes vencedores. Toda companhia deveria ter um conjunto de valores, e cada empregado deveria compartilhá-los.” Louis Ferrante


A afirmação baseia-se a respeito dos valores da família e da organização






2- Por que só há velhos na Máfia? Eles amam o que fazem


“Poucas pessoas são afortunadas o bastante para conectar aquilo que amam com o que fazem. Não se acomode, e você será uma delas”



3- Exercite sua Memória


Por motivos óbvios, mafioso não acumula provas contra si mesmo. Basta lembrar de Al Capone, chefe da Máfia de Chicago, preso por sonegação fiscal depois que a polícia encontrou seu livro de notas. Por outros motivos, um gestor de negócios também pode, e deve, exercitar sua memória. Segundo Ferrante, quem não precisa de notas é mais poderoso do que os outros. Manter o cérebro em dia é um degrau para o sucesso e um favor a si mesmo.



4- Manter Segredo entre 3 pessoas


Michael Corleone

“Se você realmente é uma pessoa confiável, saiba que você é uma grande commodity. Mas não ofereça sua lealdade a qualquer um. A pessoa ou companhia errada vai usar e abusar de você”, diz o ex-mafioso.


Para Ferrante, um dos pilares fundamentais da Máfia é a confiança, o ex-membro da Gambino lembra que centenas de chefões mataram assassinaram outras centenas pessoas para manter os negócios em segredo. No mundo corporativo, a confiança também é uma moeda importante para crescer e evoluir na carreira. Basta sobre as transações que vazam para os concorrentes na hora errada.



5- Transforme o lixo em ouro


Treine sua equipe e a si próprio para enxergar as oportunidades onde ninguém mais vê. Segundo Ferrante, muitos dos grandes negócios da Máfia vieram de chefões que fizeram o básico: tiveram paciência e visão para prospectar negócios onde ninguém acreditava.


6- Respeite a hierarquia de comando


“Respeite a hierarquia, quando estiver por baixo. Fortaleça-a, quando estiver no topo. A alternativa é a anarquia.”


Respeitar a hierarquia é fundamental para que os seus negócios fluam naturalmente. Uma ordem rígida pode soar anacrônica para as companhias, especialmente nos tempos em que gigantes da tecnologia, como Google e o Facebook, lembram mais aos campos universitários. Para Ferrante, esta é a garantia de que os negócios não sairão dos trilhos.



7- Poder de Persuasão


“Por meio de uma forte liderança e motivação adequada, você pode galvanizar uma dúzia ou mais de pessoas e melhorar sua própria ambição, transformando-a numa locomotiva capaz de escalar qualquer montanha.”


Há melhores argumentos para motivar pessoas do que uma pura e simples exibição de força. O mundo corporativo está cheio de executivos que jogam com o peso de seus cargos para intimidar alguém. Ferrante pode não ser um expert no mundo dos negócios, mas aprendeu o básico, o melhor é motivar equipes e fazer aliados.



8- Mantenha as Portas Abertas


Esta é a política de portas abertas da Máfia. “Ela lhe dá uma visão ampla da organização. Cada um será ouvido por você, e esta é a melhor forma de manter seus funcionários à mão todo tempo.”


Don Corleone

Todo empresário possui um local para tratar de negócios e resolver problemas com seus concorrentes. A política de "portas abertas" remete a atitude de sempre manter relações exteriores ao seu convívio. Uma das cenas clássicas de filmes de gângsters é o criminoso que se aproxima respeitavelmente do chefe para passar alguma informação.




O que achou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e deixe seu feedback.


Deixaremos o link de um vídeo interessante sobre Thomas Shelby, personagem principal da série Peak Blinders. O que Thomas Shelby, o líder dos Peaky Blinders pode nos ensinar sobre escolhas?



Faça Escolhas como um Gangster, Inteligência Emocional, Linguagem Corporal - Canal Metaforando